quinta-feira, 9 de abril de 2015

Psicomotricidade na Educação Infantil: Prática Educativa e Preventiva para o Sucesso Escolar
“É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. A Psicomotricidade está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.””Fonte: Associação Brasileira de Psicomotricidade
A intervenção psicomotora na Educação Infantil é primordial para que a criança ao ingressar no ensino fundamental, disponha de uma motricidade espontanêa, ritmica, liberada e controlada na qual o professor poderá assim, facilitar seu trabalho pedagógico para as etapas seguintes do ensino.
A criaça alfabetizada motoramente, terá bem menos dificuldades de aprendizagens do que aquela em que não teve experiências com seu próprio corpo durante a fase primária de sua vida.
“Se a criança tem dificuldades que a impedem de chegar ao cognitivo, é porque o ensino que recebeu não respeitou as etapas de seu desenvolvimento psicomotor." (LAPIERRE, 2002, p. 25).  
Vamos descobrir qual o link entre a Psicomotricidade e a Educação Básica?Porquê a psicomotricidade é tão importante para este sucesso escolar do educando?Este grupo terá este objetivo!!



Hora da Atividade: Desafios Corporais, um dos eixos para serem trabalhados na Educação Infantil.
#Circuito com travessia de almofadas, bastões e bambolês!!

A psicomotricidade fortalece o vínculo afetivo entre aluno e professor!!E a criança quando constrói este laço, sua aprendizagem se tornará mais significativa.
#Alessandra Mendes

Experiências Corporais: atividades simples, mas que fazem a diferença na aprendizagem formal posterior!!
#Trabalhando a NOÇÃO DE ESPAÇO: para futuramente, auxiliar a como se comportar no espaço do caderno.



Sugestão: trabalhar o EQUILÍBRIO é fundamental para que a criança ao escrever, por exemplo, tenha uma letra legível.


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